As máquinas de cartões de crédito estão em todo o lugar. Redecard e Cielo são as marcas mais utilizadas.

Máquinas de Cartões de Crédito

 

Antigamente, para efetuar o pagamento de uma compra, o cliente só podia pagar em dinheiro ou cheque. Hoje, porém, tudo mudou. A bolsa ou carteira já não carregam somente dinheiro ou cheque (cada vez mais em desuso), agora a grande estrela dos pagamentos é o cartão de débito e crédito. Atualmente, vários estabelecimentos comerciais utilizam máquinas de cartão de crédito e débito como forma de realizar transações com seus clientes, evitando assim, o pagamento em dinheiro.

Se no passado, porém, a máquina de cartão estava restrita ao comércio, hoje, já é possível uma pessoa física adquirir uma, desde que a pessoa tenha uma conta bancária em um dos bancos afiliados às credenciadoras. Assim, uma pessoa que trabalha como autônoma também pode usufruir das vantagens e benefícios que uma máquina de cartão pode oferecer.

Antes de decidir por uma máquina de crédito e de débito, procure se informar sobre as facilidades de cada uma. Escolha aquela que se adequa melhor ao seu negócio.

Para adquirir uma máquina de cartões é preciso contactar a empresa ou entrar em contato com o gerente de algum banco que tenha parceria com as empresas. Duas grandes empresas disputam o mercado das máquinas: Redecard e Cielo. Para ajudá-lo na sua escolha, seguem algumas informações sobre cada uma delas. 

Máquina Redecard

A Redecard é uma companhia líder do mercado de meios eletrônicos de pagamento. Suas principais bandeiras no Brasil são a MasterCard® e Diners Club International®. Entre os principais cartões de crédito da Redecard estão a MasterCard, Visa e Diners Club International, todos com abrangência nacional. E entre as principais bandeiras de cartões de débito estão MasterCard Débito e Visa Electron.

Mas, como funciona a Redecard? Quais são as máquinas disponíveis? Quem pode adquirir uma máquina de cartão Redecard?

A Redecard credencia os estabelecimentos comerciais que gostariam de oferecer aos seus clientes a máquina de cartão de crédito e débito, e ainda se responsabiliza pela instalação e manutenção das maquininhas eletrônicas.

Dois tipos de máquinas de cartão estão disponíveis pela Redecard: POS e POO. Veja a diferença entre elas.

POS (Point of Sale - Terminal Convencional): máquina com fio, que fica conectada à linha telefônica comum, junto à caixa do estabelecimento. Possibilita transações com cartões de crédito e débito. A máquina é ideal para estabelecimentos comerciais ou profissionais autônomos que possuem um caixa ou um balcão de atendimento e não precisam de muita mobilidade.

POO (POS Wireless Outdoor): máquina com total mobilidade, e que faz as mesmas transações da máquina com fio. Não necessita de ligações com fio nem de linha telefônica comum, pois funciona com um chip de telefone celular. Ideal para estabelecimentos comerciais ou profissionais autônomos que precisam de mobilidade. Serve, por exemplo, para atender os serviços de táxi, distribuidores, entrega em casa, no escritório, na empresa.

Outro terminal que pode facilitar a vida do comerciante é o PDV. Confira algumas de suas características.

Terminais PDV TEF (Transferência Eletrônica de Fundos): atende a três diferentes necessidades de negócios, e é ideal para redes de lojas, farmácias e supermercados.

PDV Discado: para estabelecimentos de pequeno ou médio porte e com menor número de transações. A comunicação com a Redecard é feita por meio de linha telefônica convencional.

PDV Dedicado: para estabelecimentos de grande porte e com grande volume de transações. Interligação com a Redecard por meio de um link dedicado.

TEF IP: para estabelecimentos de pequeno ou médio porte e com grande volume de transações. A comunicação com a Redecard é feita através da internet (ADSL) ou pelo celular (GPRS).

Vale lembrar que para adquirir uma das máquinas Redecard é preciso pagar uma taxa de aluguel.

Qualquer pessoa física ou jurídica, com conta corrente (não serve conta poupança), pode ter uma máquina de cartão Redecard em seu estabelecimento comercial desde, é claro, que o ramo de atividade seja compatível com a aceitação de cartões de crédito e débito na venda de produtos ou prestações de serviços.

Como a pessoa física não tem CNPJ, ela irá passar por uma avaliação da Redecard antes de adquirir a máquina. Ou seja, se você ficou interessado em adquirir uma máquina Redecard, basta entrar no site da RedeCard e fazer o seu credenciamento, ou comparecer ao seu banco, e falar direto com o gerente, ou utilizar a central de atendimento por telefone através dos números 4001-4433 (Capitais e Grandes Cidades) ou 0800-728-4433 (Demais Localidades). 

Máquina Cielo

A Cielo S.A. é a empresa eletrônica de pagamentos que trabalha com alguns dos mais importantes cartões de crédito e débito do mundo: Visa, MasterCard® e American Express®, além de outras bandeiras de cartões de pagamento.

Para as transações com cartões, a Cielo tem a disposição três modalidades de máquinas de cartão:

POS Fixo: máquina que utiliza uma linha telefônica e energia elétrica para fazer as transações. Ideal para utilizar em estabelecimentos que não necessitam de grande mobilidade. Pode ficar próximo a um caixa.

POS Móvel: máquina sem fio, pode ser levada até o cliente. Ideal para utilizar em deslocamento. Para fazer as transações, a máquina utiliza-se das redes de celular (telefonia móvel) e rádio frequência.

TEF (Transferência Eletrônica de Fundos): ideal para quem trabalha com grande volume de transações.

Desde que possuam conta corrente (não serve conta poupança) em banco, pessoas físicas (mesmo não tendo CNPJ), pessoas jurídicas e profissionais autônomos podem adquirir a máquina de cartões de crédito Cielo. O procedimento é o seguinte para se associar à Cielo.

No caso de fazer a afiliação no banco conveniado à Cielo, os interessados têm de preencher um formulário de afiliação e apresentar os documentos solicitados ao gerente. Quando a afiliação for analisada, o proprietário ou representante do estabelecimento comercial irá receber uma ligação da Cielo para confirmação dos dados. Estando tudo certo, será enviado via Correio o contrato Cielo e o material de sinalização com a bandeira Visa.

O credenciamento também é possível através da Central de Relacionamento: 4002-5472 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800-570-8472 (Demais Localidades), de segunda a sábado, das 8 às 22 horas. Ou através do site da Cielo.

OBS: Tanto a Cielo quanto a RedeCard cobram os mesmos tipos de tarifas dos estabelecimentos para a utilização das máquinas de cartão de crédito. No entanto, há algumas diferenças com relação aos valores, já que as taxas variam segundo os termos contratados, o ramo de atuação, volume de vendas e faturamento.

Cartões de Crédito

Este site tem por objetivo informar o público sobre modalidades e requisitos para solicitar cartão de crédito pelas principais bandeiras, operadoras e bancos. Não temos qualquer vínculo com qualquer instituição citada, nosso conteúdo foi retirado dos sites das próprias empresas e tem como finalidade facilitar o acesso do consumidor a informação.