Obter um cartão de crédito está se tornando cada vez mais fácil. Uma das opções é solicitar o cartão via internet.

Como solicitar Cartão de Crédito

 

Ter cartão de crédito facilita, e muito, a vida das pessoas. Prático e eficiente, o cartão vem substituindo o dinheiro em espécie e é frequentemente usado no pagamento de contas do dia a dia. Por isso, não é difícil ter um cartão. Mas, como solicitar cartão de crédito? Você pode ir até o banco onde tem conta corrente, por exemplo, e pedir o seu cartão,  basta levar original e cópia do documento de identidade e do CPF, comprovantes de renda (original e cópia do mês corrente ou mês anterior) e residência. Com os dados em mãos você preenche um formulário. Antes de ser aprovado, seus dados serão avaliados e sua renda será conferida para, assim, definir o limite que você terá no cartão de crédito. A aprovação e emissão do cartão está sujeita a análise de crédito. E quanto maior for a sua renda, maior será o seu limite.

Se preferir você pode fazer um cartão de crédito pela internet, já que é muito simples fazer a solicitação desta forma. Em alguns casos, no site do banco você escolhe a bandeira que desejar (Visa, Mastercard e American Express são as mais utilizadas), o cartão cobiçado, seleciona a opção correntista ou não correntista e preenche o formulário. Você pode fazer o pedido de cartão de crédito nacional ou internacional.

No entanto, tenha muito cuidado ao pedir o cartão pela internet. Só faça isso se conhecer a operadora do cartão de crédito ou o banco. E só faça operações em sites oficiais. Leia com calma as cláusulas e condições do contrato do cartão, já que as operadoras têm procedimentos distintos para solicitar um cartão de crédito. Em caso de dúvida, vá pessoalmente à operadora ou ao banco para obter mais informações.

No caso da solicitação do cartão de crédito em uma loja virtual, por exemplo, é preciso preencher um formulário com dados pessoais. Depois que os dados cadastrais forem aprovados, você irá receber o cartão de crédito na sua residência. Normalmente, o prazo é de cerca de 15 dias. Mas, se você for fazer um cartão de crédito em uma loja, saiba que algumas delas exigem que a pessoa tenha idade mínima de 18 anos para ser o titular do cartão e de 16 anos para obter o cartão adicional. Outra exigência é ter mais de 6 meses de registro de carteira de trabalho. Também são exigidos comprovante de residência e de renda.

Ninguém gosta de perder ou ter o seu cartão de crédito roubado ou furtado. Entretanto, diferentemente do dinheiro que não pode ser recuperado quando é perdido, roubado ou furtado, o cartão de crédito pode ser bloqueado, e o cliente ainda pode solicitar uma segunda via do cartão. Para resolver o problema, é importante que o titular do cartão ligue imediatamente para a administradora e informe o que aconteceu. Por isso, é importante ter sempre a mão o número do telefone da administradora para alguma emergência.

No caso de solicitar a segunda via de cartão de crédito, o cliente deve entrar em contato com o seu banco ou com a administradora do seu cartão através do site, ou por telefone. Saiba que será cobrada uma taxa por essa segunda via. O cartão pode demorar até 15 dias para chegar na sua casa. Quando a segunda via do cartão de crédito chegar, basta desbloqueá-lo e começar a usá-lo. 

Dicas para escolher o cartão de crédito

Como a variedade de cartões disponíveis é imensa, você deve avaliar bem os serviços que as administradoras disponiblizam no cartão. Por isso, para fazer cartões de crédito verifique alguns dados da administradora de cartões e faça comparações. Escolha somente o cartão que se adeque às suas necessidades. Veja abaixo o que você deve levar em consideração na escolha de um cartão de crédito:

  • validade do contrato do cartão de crédito (renovação anual automática);
  • preço da anuidade;
  • bandeira do cartão (Visa, Mastercard, American Express, etc.);
  • data de vencimento do cartão de crédito (fica a seu critério escolher a melhor data);
  • data de vencimento da fatura (você escolhe a data de acordo com as oferecidas pela administradora);
  • se o pagamento da fatura será sempre no valor total ou pode ser pago somente o valor mínimo;
  • multa por atraso de pagamento (não pode ser maior que 2,0%);
  • taxa de juros mensais, no caso de haver cobrança de juros;
  • taxas de seguros embutidas;
  • qual é o limite de saques em dinheiro em bancos;
  • o tempo de reposição do cartão. No Brasil, leva cerca de 15 dias para a reposição do cartão após a comunicação de perda ou roubo. No exterior, o tempo é de 72 horas, dependendo da localidade. 

Operadoras e bancos que emitem cartões

  • Caixa Econônica Federal
  • Banco do Brasil
  • Santander
  • HSBC
  • Banco Real
  • Bradesco
  • Itau
  • Credicard
  • American Express

Cartões de Crédito

Este site tem por objetivo informar o público sobre modalidades e requisitos para solicitar cartão de crédito pelas principais bandeiras, operadoras e bancos. Não temos qualquer vínculo com qualquer instituição citada, nosso conteúdo foi retirado dos sites das próprias empresas e tem como finalidade facilitar o acesso do consumidor a informação.