Cartões de Crédito, crédito oferecido pelos bancos através de cartão nas bandeiras, visa, mastercard, elo e american express!

Cartões de Crédito

 

 

O cartão de crédito, que antigamente era luxo exclusivo de quem tinha muito dinheiro, hoje, está disponível para todos, atendendo a diferentes perfis de consumidores. Com ele, muitas pessoas realizam sonhos que antes eram difíceis de serem concretizados devido à falta de dinheiro para efetuar o pagamento à vista. Assim, viajar, fazer compras, pagar por um serviço se tornou mais fácil e rápido.  

Para fazer um cartão de crédito, algumas administradoras de cartões de crédito pedem que o interessado apresente os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e renda. Às vezes, o comprovante de renda é substituído pela fatura de outro cartão, ou extrato bancário que comprove movimentação de recursos.

Entre os cartões encontrados no mercado, existem os cartões de crédito sem anuidade, oferecidos pelos bancos, lojas ou supermercados no intuito de fidelizar o cliente. Porém, nesta modalidade, em alguns casos é cobrada uma taxa de emissão de fatura, sempre que houver débito. Dessa forma, em um parcelamento de 12 meses no cartão, a anuidade estará embutida neste tipo de taxa de remessa de boleto.

A isenção de anuidade pode ser provisória, por um ano, por exemplo, ou ainda permanente. Sempre negocie com seu gerente.

Para que uma administradora de cartão de crédito emita um cartão ao cliente, é realizada análise financeira e consulta aos órgãos de proteção de crédito, porém, em caso de cartão adicional, o cartão é emitido sem consulta. 

Quem possui restrições no SPC/SERASA não pode ter cartão de crédito. 

Após análise de perfil, o limite de gasto é dado pela instituição financeira. 

Além de possuir um cartão de crédito, o titular do cartão pode pedir um cartão de crédito adicional. Ou seja, se o marido tem um cartão de crédito, ele pode solicitar um adicional para a esposa, através da criação de um número de cartão de crédito para ela, cujo limite de crédito é definido pelo marido, uma vez que as cobranças serão em fatura única, ou seja, ele será responsável pelo pagamento. 

Cartões de crédito e débito 

Quando alguém solicita um cartão, pode escolher entre cartão de crédito ou débito. Mas, qual é a diferença?

As compras feitas com cartão de crédito devem ser pagas mediante fatura. Você escolhe a data de vencimento e tem a opção de pagar o valor total à vista, ou então pagar somente o valor mínimo, deixando para o mês seguinte o pagamento do restante do valor. Vale lembrar que, nesse caso, se o valor total da fatura não for pago haverá incidência de juros. 

O cartão de débito tem como característica abater o valor da compra diretamente na conta corrente ou na conta poupança do titular do cartão. Ou seja, não vem nenhuma fatura para casa, o valor da compra é logo subtraído do saldo disponível no banco.  

Cuidados com os cartões de crédito 

Ter um cartão de crédito é muito bom, isso é inegável, mas é preciso saber usá-lo com consciência e moderação, já que não adianta você ter um ou mais cartões e não ter como pagar as faturas todo o mês

Por causa dessa facilidade em fazer um cartão de crédito, às vezes é muito difícil mantê-lo, uma vez que em caso de abusos em compras e parcelamentos, os atrasos serão inevitáveis. E esse é o maior problema do cartão de crédito, uma vez que dívidas não pagas na data de vencimento acarretam enormes juros. 

Por isso, como os cartões de crédito cobram juros se a fatura não for paga na data estipulada, o melhor a fazer é pagar em dia para não acumular dívidas. 

Se não for possível pagar o valor total à vista, então opte pelo pagamento do valor mínimo da fatura. No entanto, lembre-se que no mês seguinte será cobrado o valor da diferença mais os juros. 

Não empreste o seu cartão de crédito a terceiros. Pode ser que a pessoa faça compras no seu cartão e depois "se esqueça" de pagar a fatura. Aí a conta será sua e, se você não pagar na data do vencimento, serão cobrados juros em cima de uma compra que não foi feita por você. 

Se você tem mais de um cartão de crédito, então está na hora de controlar anda mais as suas compras, principalmente porque terá que pagar mais de uma fatura todo o mês, e você não quer ficar com o nome sujo por falta de pagamento, não é?

Cartões de Crédito

Este site tem por objetivo informar o público sobre modalidades e requisitos para solicitar cartão de crédito pelas principais bandeiras, operadoras e bancos. Não temos qualquer vínculo com qualquer instituição citada, nosso conteúdo foi retirado dos sites das próprias empresas e tem como finalidade facilitar o acesso do consumidor a informação.